Revista Científica em Inteligência Artificial e Educação – Journal of Scientific Research in Artificial Intelligence and Education  na sua Iª Edição digital e impressa, convida a submissão de papers originais, que contribuam para o desenvolvimento da investigação científica e conhecimento no âmbito da Inteligência Artificial, e impulsionem o debate e reflexão sobre a realidade global num consenso comum em Artificial Intelligence – a New Synthesis.

No desafio que colocámos procuramos desafiar os autores a demonstrarem a influência da Inteligência Artificial no mundo global, através das suas investigações e/ou projectos de investigação em que o impacto da Inteligência Artificial seja visível. Acreditamos que o conceito Inteligência reflecte-se e é entendido na forma como o conhecimento é adquirido, representado e armazenado, todavia como ele é gerado, como as emoções são desenvolvidas e usadas, como os níveis sensoriais são transformados em símbolos e sinais de comunicação ou como esses sinais são manipulados de forma a representar uma lógica é um caminho complexo. Para entender estas funções a um nível fundamental, acreditamos ser um passo científico extraordinário, a uma escala da física nuclear, relatividade e/ou genética molecular. Dito o facto, existe muita discussão e argumentação sobre a melhor aproximação à AI no sentido da aplicação atingir objectivos a longo e a curto prazo com resultados pretendidos e tangíveis. Sob diferentes perspectivas será discutido métodos e aplicabilidades sob as quais as máquinas podem ou não aprender.